domingo, 16 de janeiro de 2011

Judeu, judaico, hebreu, israelita e israelense

Segundo o professor Odilon Soares Leme, da rádio Jovem Pan, com o nome "hebreu" designa-se os membros ou descendentes de um povo semita da Antiguidade, de religião monoteísta, que reivindica descendência dos patriarcas Abraão, Isac e Jacó, e cuja história é relatada nos livros do Antigo Testamento (a Bíblia dos judeus).


Com o termo "judeu" designa-se o indivíduo de um povo largamente disperso pelo mundo, que descende dos antigos hebreus e que partilha uma herança étnica e cultural baseada no judaísmo. Originalmente, o nome judeu designava os membros da tribo de Judá, e os habitantes da Judéia, região meridional da Palestina.


Como Jacó, um dos três patriarcas, tinha também o nome de Israel, os judeus são também chamados de israelitas.


É preciso, porém, tomar cuidado: quando se diz israelita, refere-se a alguém que pertence a um grupo étnico, religioso, cultural, centrado na religião judaica, independentemente de sua nacionalidade. Quando se diz israelense, é alguém que nasceu ou vive no Estado de Israel e que, é claro, não é necessariamente judeu.


Com o adjetivo judaico, qualifica-se o que é relativo ou pertencente aos judeus ou ao judaísmo. Falamos de tradições judaicas, de cultura judaica, de ritos judaicos.


O feminino de hebreu é hebréia. O feminino de judeu, como substantivo, é judia; como adjetivo, judaica (povo judeu, cultura judaica). O feminino do adjetivo judaico é judaica.

Um comentário:

  1. Vim agradecer a visita e também passo a seguir-te, professor.
    E digo que tuas páginas são de grande qualidade.
    Abraço

    ResponderExcluir